Bicampeão Mundial e lendas da maratona aquática do Brasil participam da Volta à Nado do Arquipélago de Alcatrazes

Bicampeão Mundial e lendas da maratona aquática do Brasil participam da Volta à Nado do Arquipélago de Alcatrazes

Nesta quarta-feira, dia 27, a partir das 5h, será realizada a 1ª Volta à Nado do Arquipélago de Alcatrazes, situado na costa de São Sebastião (SP). Serão ao todo 15km percorridos em volta do histórico conjunto de ilhas que é considerado um dos maiores em biodiversidade do Brasil e que será reaberto ao público em 2018 para o ecoturismo após mais de três décadas de posse da Marinha.

A 1ª Volta à Nado do Arquipélago de Alcatrazes contará com seis grandes nomes da natação brasileira de longas distâncias, as maratonas aquáticas, como Igor de Souza,  supervisor Técnico da Seleção Brasileira de Maratonas Aquáticas, campeã mundial em Barcelona em 2013, e Bicampeão do Circuito Mundial de Maratona Aquática em 1996 e 1998. Igor é o único brasileiro a fazer a travessia ida e volta no Canal da Mancha que liga Dover, na Inglaterra, a Calais, na França, onde tem o recorde Pan-Americano que perdura há 20 anos. Igor é um dos três atletas brasileiros imortalizados no Hall da Fama da FINA, a Federação Internacional de Natação, junto com Maria Lenk e Abílio Couto.

“É sempre uma ansiedade, uma prova diferente, primeira vez que vai ocorrer, gera um pouco ansiedade, preocupação com a segurança, logística boa, mas são atletas experientes, não é uma competição, então todos vão nadar juntos, não teremos extremos de performance o que ajuda para não ter uma fadiga, cansaço, é uma prova que poderemos monitorar bem o trajeto”, destacou Igor.

Outro grande nome é o de Marta Mitsui Izo que em 2011 ao lado de três outras nadadoras bateu o recorde de revezamento da Travessia Balkis, no Canal da Mancha, com 8h22min no percurso de ida e 18h42min no total. A equipe ainda detém o recorde do percurso total. Este ano ela realizou a Odisséia das 8 pontes, no Rio Hudson, em Nova York, percorrendo 193km, sendo a primeira mulher brasileira a obter tal feito.

“Estou ansiosa em poder nadar em um lugar que é uma refúgio ecológico! Um paraíso é Alcatrazes! E principalmente em mostrar a importância de ter consciência de preservação, se cada um de nós fizer sua parte, podemos ter mais lugares como o Arquipélago de Alcatrazes”, disse Izo, de 47 anos, que é atleta de águas abertas desde 2004. No currículo ela ainda esteve entre as três melhores da Travessia 14 Bis, a mais importante do Brasil entre Guarujá e Bertioga, por cinco anos.

“Cada travessia e desafio tem seu encanto e suas diferenças, é impossível comparar, inclusive o Canal da Mancha. Fiz solo e revezamento, apesar de ser o mesmo Canal, são experiências e sensações diferentes. Com certeza, Alcatrazes terá seu encanto e sua história”, seguiu.

Além de Marta Izo, outro nome que completou a ultra maratona aquática do Rio Hudson foi Harry Finger que fará parte da 1ª Volta à Nado de Alcatrazes. Ele se tornou o 15º homem na história a completar a maratona aquática com 202km nas águas de Nova York: “Nadei por 7 dias seguidos só parando para dormir, total de 202 km até Nova York. Foi um grande desafio e a sensação foi das melhores. Poder nadar todos os dias de 25 até 32 km sentindo bem e sabendo que estava avançando a cada dia e aos poucos completando os 200 km a sensação de poder ter feito poder ter realizado algo até poucos anos antes praticamente impossível”, apontou Harry que tem a travessia do Canal da Mancha no currículo.

Para o nadador que começou aos 37 anos e hoje tem 60, a experiência em Alcatrazes será inigualável: “Expectativa é enorme primeiro por ter a chance de nadar num local onde nunca imaginei nadar, antes intangível e poder não só mostrar ao mundo a importância da preservação deste arquipélago como nadar apreciando toda esta fauna e flora marinha”.

Gilberto Bucholtz, que foi atleta de polo aquático pelo Hebraica, em São Paulo, com participações em diversos campeonatos paulistas, é acostumado à provas de longas distâncias em várias modalidades, com destaque para o ciclismo tendo cruzado também os Estados Unidos de costa a costa. Na maratona aquática realizou em agosto deste ano a travessia do estreito de Gibraltar que liga a Europa à África, sendo o único brasileiro a nadar tal trajeto.

“A oportunidade em sermos os primeiros a ter o privilégio de nadar em volta desse paraíso com sua fauna riquíssima e única e também por estar na companhia e compartilhar desse momento ao lado de grandes nadadores de renome no mundo das águas abertas, caras que eu admiro e que são referência para mim. Poder divulgar e conscientizar a todos da importância da preservação de Alcatrazes para que os nossos filhos e netos possam desfrutar dessa beleza por muitos anos dessa maneira, é uma grande oportunidade pra nós”, declarou.

Organizador da travessia, o empresário Ricardo Augusto, que nada desde 2009 e é morador de São Sebastião (SP) há 20 anos, destacou a importância da travessia: “O objetivo deste desafio é chamar a atenção das pessoas que vão poder visitar Alcatrazes no início do ano que vem e para isso contaremos com grandes feras da história da maratona aquática brasileira. Não tem como estar em um lugar como Alcatrazes e não refletir sobre a importância da preservação de um local tão especial como esse. Vamos com o objetivo de mostrar para as pessoas que temos que preservar estes ambientes para as próximas gerações. Estamos muito empolgados com a travessia e certos que em breve teremos grandes competições nesse local maravilhoso. Agradecemos a parceria do ICMBio e também da Prefeitura de Sao Sebastião”, reflete Ricardo Augusto, que também participará da travessia. Inclusive já realizou a travessia Camburi-Alcatrazes (na linha permitida para tal) em travessiade 40km que durou 15h30min em janeiro deste ano, feito inédito.

Ricardo se apaixonou pela maratona aquática cerca de oito anos atrás após um naufrágio nas ilhas Fiji, na Oceânia, enquanto passava um mês surfando no local: “O barco em que estávamos deu pane, então precisei nadar quatro horas em busca de socorro tanto para mim quanto outras pessoas. Naquele momento sentia que era possível controlar o corpo, cabeça e ansiedade. Quando voltei ao Brasil passei a nadar em algumas ilhas de São Sebastião até encontrar um amigo e passar a fazer a prova 14 Bis o qual repeti por quatro anos seguidos e nesse meio tempo me desafiei com Alcatrazes. Para mim é um orgulho poder organizar essa travessia e poder nadar ao lado de tanta gente boa que admiro”.

A 1ª Volta à Nado de Alcatrazes é o segundo evento esportivo realizado no local. Ela tem a parceria do ICMBio, Instituto Chico Mendes de Biodiversidades, que forneceu a autorização aos atletas bem como ofereceu um curso aos nadadores sobre a preservação e detalhes sobre o local. Hoje o local é a segunda unidade de proteção marinha mais importante do Brasil, oficialmente chamado de Refúgio da Vida Silvestre Arquipélago dos Alcatrazes. O Governo Federal lançou em setembro uma portaria autorizando para a reabertura da ilha ao ecoturismo. O local estava fechado desde o início da década de 80 para exercícios de tiro da Marinha.

Sobre Igor de Souza – 54 anos, Bacharel em Matemática, Pós-graduação em Gestão de Negócios e Administração Esportiva, MBA em Gestão Esportiva, Especialização em Técnico de Natação e Psicologia Esportiva, Supervisor Técnico da Seleção Brasileira de Maratonas Aquáticas, campeã mundial em Barcelona/ 2013, Bicampeão Mundial de Maratonas Aquáticas, Recordista Panamericano do Canal da Mancha e único brasileiro a fazer a travessia ida e volta Incluído no Hall of Fame da Natação Mundial, Diretor de Marketing da Speedo e Presidente a ONG Associação Aquática.

Sobre Marta Mitsui Izo – 47 anos. Nascida em São Paulo, Graduada em Educação Física pela USP. Formada em Watsu I, II e III (relaxamento aquático). Instrutora de natação na academia Body Tech. Especializada em Maratona Aquática. Responsável técnica da equipe de águas abertas Anjos d’Água. Foi atleta federada dos 11 aos 17 anos, nos clubes Espéria (1981 – 1985) e Pinheiros (1986 e 1987). Atleta de águas abertas desde 2004. Top 3 na categoria na Travessia 14 Bis nos anos 2004, 2005, 2007, 2008 e 2010.
5a mulher brasileira a cruzar o Canal da Mancha – 2006 Integrante do primeiro quarteto a realizar o Canal da Mancha ida e volta, obtendo 2 recordes mundiais (ida e percurso total) – 2011. 1ª mulher brasileira a completar a Odisséia das 8 Pontes do Rio Hudson em Nova Iorque – 7 dias, 193km e 8 Pontes – 2017.

Harry Finger – 60 anos, é Prof de Educ Física e Arquiteto, já esteve à frente às pastas da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo de Ilhabela (SP). Nadador de Águas Abertas, foi campeão paulista de maratonas aquáticas e seus principais desafios foram em 2012 atravessar o Canal da Mancha à nado e descer o Rio Hudson na Ultra Maratona dos EUA nadando 202 km em 7 dias em agosto de 2017.

Marcelo Salavee – 47 anos, mora em Mogi das Cruzes, Engenheiro elétrico, trabalhando na faculdade de medicina da USP como supervisor de sistemas e segurança de redes, esportes aquáticos, surfa há 32 anos e pratica maratona aquática há 12 anos  e participará pela sétimavez do 14Bis.

Jacques Abram – 49 anos. Nadador na infância e adolescência,  participou de diversos campeonatos Paulista e Brasileiros até os 16 anos.  Retomou os treinos como Master há aproximadamente 20 anos priorizando as provas de águas abertas com destaque na sua categoria.

Gilberto Bucholtz – 45 anos, atleta de Polo Aquático  pelo clube Hebraica de São Paulo, participando de diversos campeonatos paulistas e brasileiros , quatro provas de Ironman 2010/2012/2014/2016- 10 provas de Meio Ironman,  RAAM – Race Across America 2013,  a maior e mais difícil prova de ciclismo do mundo. Cruzou os Estados Unidos de costa a costa (saíu de Ocean Side na Califórnia e chegaramem Annapolis, Maryland – perto de Washington DC), pedalando em equipe de quatro ciclistas, nos revezando 24 horas por 7 dias sem parar. Realizou uma  Ultra maratona de 75km  Bertioga/Maresias na categoria solo com 8h06,  Travessia a nado  Ilha dos Gatos de 7km (2 vezes),  Travessia a Nado do Estreito de Gibraltar em 3h38 (recorde brasileiro) em Agosto/2017

Sobre Ricardo Augusto de Oliveira  – 50 anos é o  idealizador, organizador e anfitrião desta primeira volta à Alcatrazes, morador de São Sebastião há mais de 20 anos, surfista e nadador, começou a nadar longas distancias em 2009 e depois de sofrer um naufrágio nas ilhas FIJI quando teve que nadar por mais de quatro horas para salvar outras pessoas do barco e após este feito não parou, nadou para todas as ilhas do município – ilhas das Couves, Toque Toque, Gatos,  Montão de Trigo, participou de quatro edições da 14 Bis e foi o primeiro e único homem a nadar 40k de Camburi até Alcatrazes.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *